quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ainda em busca da Atlântida?!

Primeiros relatos conhecidos sobre a Atlântida são de Platão | http://www.cienciahoje.pt

Confesso que este é um dos mitos da História do que talvez pudéssemos chamar de “as civilizações perdidas” que sempre me fascinou, talvez, como decerto aconteceu com muitas pessoas da minha geração, por influência das “Vinte Mil Léguas Submarinas” do romancista Júlio Verne, obra que marcou dezenas de gerações antes e depois da minha. À medida que fui amadurecendo resignei-me perante a probabilidade de se encontrar alguma verdade por detrás dos encantos transmitidos pela singular imaginação daquele precursor da ficção científica e convenci-me de que esta mítica civilização redescoberta nas obras de Platão “Timeu” e “Crítias”, não passava disso mesmo – um mito. Mesmo após Verne, a perseverança de alguns cientistas, arqueólogos e simples entusiastas da Atlântida não bastou para superar esta minha convicção. Agora, perante esta curiosa “Notícia com História”, resta-me, com a necessária sensatez, esperar por novos desenvolvimentos desta investigação para reavaliar a minha posição sobre tão enigmático tema. 
Leonel Salvado   

Americanos dizem ter encontrado réplica da Atlântida
Metrópole pode ter sido destruída por um tsunami
CiênciaHoje, 2011-03-15

Uma equipa de geólogos e arqueólogos americanos diz ter encontrado as ruínas de um memorial da cidade perdida de Atlântida na zona de Cádiz, sul de Espanha. De acordo com o documentário"Finding Atlantis", no qual a descoberta foi apresentada, esta metrópole pode ter desaparecido graças a um tsunami que a destruiu há nove mil anos. 
"É difícil perceber como um tsunami foi capaz de 'varrer' cem quilómetros de terra, mas foi isso que aconteceu",  frisou Richard Freund, da Universidade de Hartford, nos Estados Unidos, que liderou a investigação.
Freund localizou  a metrópole a 96 quilómetros da costa, nos pântanos do Parque Nacional de Doñana. Contudo, esta descoberta parece não corresponder à Atlântida original, mas a uma cidade feita à sua imagem por sobreviventes da primeira.
Através de imagens de satélite, a equipa suspeitou de uma cidade submersa naquela localização. Para solucionar este mistério, os investigadores recorreram, entre 2009 e 2010, a radares, cartografias subaquáticas  e outras tecnologias e constataram que a cidade que encontraram era feita à semelhança da Atlântida. 
Os especialistas querem agora fazer novas escavações neste local para estudar mais a fundo as formações geológicas e os artefactos que lá existem. 

De Platão à actualidade
Os primeiros relatos da mítica Atlântida datam de há 2400 anos, quando Platão descreveu-a como "uma ilha situada em frente ao estreito chamado de Pilares de Hércules", denominação do Estreito de Gibraltar na antiguidade.
Apesar dos relatos do  filósofo grego dizerem que esta "desapareceu de um dia para o outro nas profundezas do oceano",  a dúvida sobre a existência desta metrópole persiste há milhares de anos. Já em 2004 e em 2009 outros investigadores disseram tê-la encontrado no Chipre e perto das Canárias, respectivamente

In http://www.cienciahoje.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário