quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DOCUMENTOS: Tribunal do Santo Ofício – VEIGA DE LILA

Por Leonel Salvado



Nota prévia: Os documentos que não dispõe de representação digital, que são a maioria, são aqui apresentados na forma sinóptica e, portanto reproduzidos directamente a partir da fonte. Os restantes são apresentados em transcrições realizadas para o Clube de História de Valpaços e da responsabilidade do respectivo autor da dessas transcrições. O caso presente é o de uma Cristã-Velha, Ana Gomes, natural de VEIGA DE LILA e moradora em Lisboa que na 2.ª metade do século XVII se viu acusada de Bigamia e foi condenada pelo Tribunal do Santo Ofício e cujo processo, com representação digital, pode ser consultado na íntegra na ANTT / Digitarq. Dgarq. Para aceder ao processo completo em versão digitalizada, disponibilizada pela ANTT, clique na imagem que se segue (acesso por vezes condicionado!).

PROCESSO DE ANA GOMES (sinopse)
DATAS DE PRODUÇÃO: 1669-12-02 [?] a 1671-07-24 [?].   

ÂMBITO E CONTEÚDO
Ana Gomes, CRISTÃ-VELHA, com 26 anos de idade, natural do lugar de VEIGA DE LILA, termo de Chaves, moradora em Lisboa, filha de Gaspar Gomes, trabalhador e de Isabel Fernandes, casada com Amaro Gonçalves, trabalhador, acusada de BIGAMIA, foi presa em 17/12/1670.
Sentença: Auto-de-fé de 21/06/1671. Ir ao auto-de-fé com vela acesa na mão, abjuração de leve, açoitada publicamente, degredo para o Brasil, por sete anos, cárcere a arbítrio dos inquisidores, instrução na fé católica, penitências espirituais, pagamento de custas.
A ré casou segunda vez com Manuel Martins, trabalhador.  
COTA ACTUAL: Tribunal do Santo Oficio, Inquisição de Lisboa, processo 8864.
COTA ANTIGA: Ano 1671, estante 8, maço 23, n.º 14.

Fonte: http://digitarq.dgarq.gov.pt (publicação autorizada para o Clube de História de Valpaços).

Sem comentários:

Enviar um comentário