quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Pessoa com mais títulos nobiliárquicos do mundo é espanhola

Segundo o Guiness Book of Records, ela chama-se María del Rosario Cayetana Alfonsa Victoria Eugenia Francisca Fitz-James Stuart y Silva e é conhecida como a a 18.ª e actual Duquesa de Alba de Tormes, é a terceira mulher a usar este título por direito próprio, e Nasceu em 28 de março de 1926 no Palácio de Liria, em Madrid, sendo filha única de Don Jacobo Fitz-James Stuart y Falcó, 17.º Duque de Alba (1878-1953) e de sua mulher, D. Maria del Rosario de Silva y Gurtubay, 15.ª Duquesa de Aliaga e 9.ª Marquesa de San Vicente del Barco (1900-1934). 


O seu casamento, em 1947 com Don Pedro Luis Martínez de Irujo y Artázcoz (1919-1972), filho do Duque de Sotomayor, foi considerado pelo jornal francês “Liberation”, o “casamento mais caro do mundo”. 


É descendente directa do rei Jaime II de Inglaterra, por via de James Fitzjames, duque de Berwick, fruto da relação amorosa do monarca britânico com a sua amante Lady Arabella Churchill. Descende ainda da Casa de Bragança, por via dos Condes de Gelves descendentes de D. Álvaro de Bragança, neto de D. Afonso e primeiro Duque de Bragança.


Tão célebre talvez quanto ela, só a sua antepassada María del Pilar Teresa Cayetana de Silva Alvarez de Toledo, 13.ª Duquesa de Alba, muito conhecida devido aos seus diversos retratos da autoria do também célebre pintor Francisco Goya.


Só pare se ter uma ideia da sua grandeza aristocrática, Dona Maria Cayetana é detentora dos seguintes títulos:

·          - 8 de duquesa;
·         -  15 de marquesa;
·          - 19 de condessa;
·          - 1 de condessa-marquesa;
·          - 1 de viscondessa;
·         -  20 de “Grande de Espanha”.

Para conhecer com mais detalhes a sua lista completa de títulos clique AQUI.
Foto: jornal El País | http://www.elpais.com
Fontes: http://pt.wikipedia.org | separata da revista Super Interessante, nº 64, Agosto de 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário