sábado, 23 de abril de 2011

As “Alminhas” do concelho de Valpaços: freguesia de Santa Valha

Por Leonel Salvado
Tema: Citações de autores de blogues locais sobre “Alminhas” | Objecto: Covilhete | Criação digital: Leonel Salvado | Outros recursos: http://www.iromababy.com (fundo superior);   http://www.planetasercomtel.com.br (fundo inferior).
(clique sobre a imagem para aumentar)

É tempo de fazermos aqui, tal como temos vindo a fazer em relação aos Cruzeiros e às Fontes e Chafarizes, a divulgação desta outra área do nosso Património Arquitectónico Religioso do domínio da tradicional da espiritualidade popular (para que, embora já não seja o que era, nunca despareça!) que é o das “Alminhas” do concelho de Valpaços. Encontrámos a seguinte nota curiosa a respeito de tipo monumentos muito numerosos no distrito de Vila Real:



«"Alminhas" são painéis pintados pelo povo, com orações para a libertação das almas.   Existem dois grupos de "Alminhas": um é, em geral, para as almas do Purgatório, e a outra é principalmente para as vítimas de morte violenta ("Alminhas" que foram assassinados, etc). Encontramos pinturas de "Alminhas" [em] cruzes, nichos, oratórios, caixas de dinheiro da igreja, em bandeiras utilizadas em procissões, capelas, etc

In Alminhas de Vila Real, http://en.lifecooler.com/lifecooleren/alminhas-of-vila-real-handicraft-296743-1.html

Acrescenta A. Veloso Martins na sua muito credenciada Monografia de Valpaços a propósito das Alminhas:

« É o termo empregado pelo povo e divulgado já pelos eruditos. [...] 
A tradição das "alminhas" ou nichos vem do fundo dos séculos e deverá ser mantida como cousa fecunda e actuante em prol da espiritualidade pura do povo. [...] Em regra o painel das almas é pintado em tábuas de madeira, ou azulejos e representa pessoas - os pecadores - a debaterem-se entre labaredas.
Na composição da pintura como motivo central, aparece Cristo crucificado, a Santíssima Trindade, o Padre Eterno, a Virgem, esta nas invocações de Nossa Senhora do Carmo, do Rosário, do Alívio, das Dores, entrando ainda como figuras acessórias os Santos e os Anjos.
As almas são normalmente figuradas como bustos humanos de adultos - as inocentes crianças não vão para o purgatório - de ambos os sexos de todas as categorias e profissões, distinguindo-se pelo comprimento dos cabelos, as almas femininas, pelas barbas brancas, os anciãos, pelas coroas os reis, pelas mitras os bispos, e pelos próprios hábitos os padres, frades, e freiras, todos envolvidos por chamas alterosas, em atitudes de súplica, desespero, ou esperança, muitas vezes de mãos postas. É frequente também aparecer como figura central S. Miguel Arcanjo, estendendo a balança e segurando o gládio, símbolos de inexorável justiça. Quem passa, descobre-se, deixa a esmola e reza
A. Veloso Martins, Valpaços, monografia, 1990, p.365


É a divulgação desta admirável forma de arte popular que nos propomos levar a cabo através desta nova concepção visual que estreámos para as “fontes e chafarizes” e para a nossa “homenagem às Sete Maravilhas do Concelho de Valpaços” – o efeito visual dos objectos cerâmicos. Para as “Alminhas” criámos uma forma de covilhete de louça muito comum na faiança portuguesa para servir de suporte à iconografia – as fotos são, neste caso, as que foram publicadas pela Junta de Freguesia de Santa Valha.


I

Tema: Um dos monumentos de “Alminhas” de Santa Valha | Foto base: http://www.santavalha.com | Objecto: Covilhete | Criação digital: Leonel Salvado | Outros recursos: http://www.iromababy.com (fundo superior); http://www.planetasercomtel.com.br (fundo inferior).
(clique sobre a imagem para aumentar)

II

Tema: “Alminhas” do Sr. Dos Aflitos, Pardelinha, Santa Valha | Foto base: http://www.santavalha.com | Objecto: Covilhete | Criação digital: Leonel Salvado | Outros recursos: http://www.iromababy.com (fundo superior); http://www.planetasercomtel.com.br (fundo inferior).
 (clique sobre a imagem para aumentar)

III

Tema: “Alminhas” de Corgoço, Santa Valha | Foto base: http://www.santavalha.com | Objecto: Covilhete | Criação digital: Leonel Salvado | Outros recursos: http://www.iromababy.com (fundo superior); http://www.planetasercomtel.com.br (fundo inferior).
(clique sobre a imagem para aumentar)

Sem comentários:

Enviar um comentário