segunda-feira, 25 de abril de 2011

37.º Aniversário da Revolução do 25 de Abril


Edição de 25 de Abril de 1974 em A República, in http://barbeariaideal.blogspot. com | cravos, in http://sindromedeestocolmo.com

Comemora-se hoje em Portugal o fim da ditadura do Estado Novo. É feriado nacional em memória ao movimento revolucionário que em 25 de Abril de 1974 concretizou esse golpe que, desde então e durante décadas, foi entendido como tendo aberto um novo e importante período da História de Portugal representado politica e socialmente o caminho para a instauração da democracia e a conquista da liberdade, razão por que a mesma data tem vindo a ser considerada por muitos portugueses como o “Dia da Liberdade” o qual, todavia não deve ser confundida com o “Dia Mundial da Liberdade” que se comemora a 23 de Janeiro. 
Hoje, face às dificuldades que o país atravessa, esta data parece servir mais como um motivo para reflectir da ingenuidade como foi encarado o futuro pós-revolucionário do que como uma data a comemorar, uma data que cada vez mais suscita a tomada de consciência do desencanto perante a esperança depositada pelos portugueses na "Revolução dos cravo"s, mesmo da parte de alguns portugueses que nela assumiram decisivo protagonismo. Enfim, uma data comemorativa de sabor agridoce mas, ainda assim, uma data de relevância histórica nacional que cumpre assinalar.   
Por ocasião do 37.º Aniversário deste evento histórico, transcrevemos, aqui no Clube de História de Valpaços, um breve resumo histórico deste mesmo evento que intitulámos de “25 de Abril há 36 anos”.
Para rever a publicação referida clique AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário