quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A “Noite Sangrenta” e o trágico assassinato de um ilustre Transmontano


Três das vítimas da Noite Sangrenta, Ilustração Portuguesa, in http://litfil.blogspot.com/
Clique sobre a imagem para aumentar.

Perfizeram-se ontem, dia 19 de Outubro, 89 anos sobre a ocorrência deste triste episódio vergonhosamente designado na opinião pública de além-fronteiras da época como uma das «revoluções à portuguesa». Trata-se, para nós, de um acontecimento de relevância histórica, tanto a nível nacional como regional. Surgiu em consequência das fraquezas dos finais da 1ª República, entrecortadas pelas falhadas ditaduras militares de Pimenta de Castro (1915-1917) e de Sidónio Pais (1917-1918), e agravadas pela desastrosa participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial, em que os políticos da “República Velha”, regressando ao funcionamento das instituições democráticas, não foram capazes de evitar a visivelmente crónica instabilidade política, as dificuldades económicas e a agitação social. Da intensificação desta se aproveitou a oposição, solidamente reforçada pela Igreja e pelos grandes proprietários e capitalistas, que favoreceram o recrudescimento de actos de violência para desferir o golpe de misericórdia à agonizante 1ª República. Assim, de um movimento de revolta emergido em Lisboa na manhã do dia 19 de Outubro de 1921 resultou ao fim desse dia um autêntico massacre de eminentes políticos, designadamente António Granjo, que havia sido demitido do cargo de Presidente do Ministério, Machado Santos e José Carlos da Maia, dois históricos da Proclamação da República, o comandante Freitas da Silva, secretário do Ministro da Marinha, e o coronel Botelho de Vasconcelos, antigo apoiante de Sidónio Pais.

Entendemos ser nosso dever recordar este acontecimento justamente em memória de António Granjo, um carismático político de origem flaviense que nele perdeu a vida. Para quem desejar uma Biografia detalhada deste ilustre transmontano que, ao que parece, nunca quebrou os laços que o prediam à sua amada terra natal, Chaves, sugerimos a leitura da que foi publicada por Fernando Ribeiro no seu blogue Chaves, olhares sobre a cidade, bastando clicar AQUI.  

Coube à Produtora David & Golias, no âmbito das Comemorações do Centenário da República, desenvolver um projecto de mini-série para a RTP, confiado ao Realizador Tiago Guedes, com base num guião de Tiago Rodrigues, do qual resultou o filme que visa imortalizar a memória deste triste acontecimento, centrado na viúva de Carlos da Maia. Existe uma sinopse desta mini-série em “ http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/”, que julgamos ter sido emitido por aquele canal nos dias 16 e 17 do corrente mês e do qual apresentamos o seguinte Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário