domingo, 20 de junho de 2010

Dia Mundial dos Refugiados



A 20 de Junho de cada ano, por iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR, o mundo honra o valor, a resistência e a força dos refugiados. No dia Mundial dos Refugiados, milhares de organizações em centenas de países unem-se para fazer ouvir as dificuldades que passam os refugiados e as causas do seu exílio, como a sua determinação e vontade de sobreviver, para além dos contributos dados pelas comunidades de acolhimento.

Frequentemente confundidos com emigrantes económicos, os refugiados não fogem dos seus países por motivos económicos, mas sim da perseguição, da ameaça de prisão e das ameaças às próprias vidas. Necessitam de um lugar seguro onde possam recuperar dos traumas mentais e físicos e reconstruir a esperança num futuro melhor. Todavia, a intolerância que frequentemente é a causa de fuga de muitos refugiados, está também presente em muitos dos países onde chegam, pelo que, em vez de encontrarem compreensão, encontram sentimentos de desconfiança e desprezo.

O Dia Mundial dos Refugiados deve fazer-nos lembrar que poderia ser um de nós a ter de abandonar o nosso país e procurar um tecto seguro no estrangeiro. Nesse sentido é nossa obrigação oferecer aos refugiados o mesmo acolhimento que esperaríamos encontrar para nós próprios.

Neste dia deve ser também homenageado o esforço e a determinação dos refugiados, para onde quer que se dirijam, em levantarem-se das cinzas e começarem de novo na reconstrução das suas vidas

in http://blogs.sapo.pt/users/passamos_como_o-rio/2007/06/

Sem comentários:

Enviar um comentário